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Metabolismo pra Cima, Boa Forma Garantida

26/02/2016

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Para muita gente perder peso não é uma simples questão de contagem de calorias: passa também pela aceleração do metabolismo.

Para quem não sabe, metabolismo é a taxa de queima de calorias pelo organismo durante 24 horas – ativo ou sedentário.

Um metabolismo apressado ou lento é, em parte, geneticamente definido. No entanto existem truques que ajudam o organismo a trabalhar mais rápido, retardando, assim, o acúmulo de gordura.

Não Pule Refeições

A lógica do organismo é a de armazenar mais gordura quando o aporte calórico é menor. O corpo identifica a escassez de alimento e coloca-se imediatamente na função de acumulá-la.

Uma forma de economizar calorias é simplesmente tornar-se mais lento.

Portanto regimes de fome ou pular refeições é um tiro que sairá pela culatra.

O ideal é fazer pequenas refeições de três em três horas ao longo do dia.

Coma Bem para Perder Peso

Que legumes e verduras são essenciais numa alimentação saudável todo mundo já sabe. O importante é compreender como outros tipos de alimentos impactam o metabolismo.

O arroz, o macarrão e os pães deve ser integrais ao invés de brancos: como não passaram por processos pesados de refinamento, não só são mais nutritivos como também os açúcares neles contidos são processados mais lentamente pelo organismo.

alimentos_300Isso acontece porque as moléculas de carboidratos dos alimentos integrais não se tornam açúcares simples: levam tempo para serem quebradas, impedindo que o organismo as armazene com facilidade.

Além disso oferecem a sensação de saciedade por mais tempo – sem contar que melhoram o funcionamento dos intestinos.

Esses carboidratos complexos, inclusive, são essenciais para alimentar os músculos, que são as grandes fontes de queima de gordura do corpo.

De forma bastante semelhante as frutas secas também aceleram o metabolismo – sem contar que são uma ótima fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes. Inclua no leite, no iogurte ou consuma-as sozinhas na hora do lance.

Beba bastante água – e de preferência gelada. O metabolismo trabalha mais para elevar líquidos de 5ºC para 37ºC.

Os famosos oito copos d´água diários podem ajuda-lo a queimar 200 calorias. Isso acontece porque 70% das funções do corpo ocorrem com a presença da água, inclusive o transporte de oxigênio para os músculos e corpo: sem ela a queima de calorias diminui.

Alimentos ditos “quentes”, como gengibre e pimentas podem levar a até 20% de aceleração do metabolismo. Também melhoram a circulação sanguínea e são excelentes cicatrizantes.

Apesar da fama, o chá verde está abaixo dessa marca, promovendo até 4% de elevação metabólica. Sua força está em suas propriedades diuréticas, melhora da atividade intestinal e de diminuição do desejo por carboidratos.

Carnes magras também possuem papel chave nas boas dietas.

A carne vermelha deve ficar em torno dos cortes magros, como coxão duro e mole, patinho e rosbife. Prefira o peito de frango, peixes, queijos brancos, leite desnatado e ovos cozidos ou pochê.

Tenha sempre cuidado para não incluir ingredientes gordurosos no preparo das refeições, como óleos, azeite e manteiga.

Fique atento, ainda, com as quantidades consumidas: os cereais, um punho fechado (arroz, macarrão); as carnes do tamanho da mão; e a carne vermelha do tamanho da palma da mão.

Atividade Física: Grande Aliada na Aceleração Metabólica

treino_bike_300Atividades aeróbicas (corrida, ciclismo, natação, etc) são excelentes para a queima imediata de gordura. No entanto as anaeróbicas, como a musculação, mantém o consumo de calorias alto mesmo depois do fim do exercício. 

Portanto invista nelas! O aumento da massa muscular exige um esforço especial do organismo.

A regularidade da prática de esportes ajuda a ativar em até 50% o metabolismo.

Portanto, parado não dá para ficar. Mesmo pequenas mudanças no dia a dia, como subir andares de escada ao invés do elevador ou andar dois pontos de ônibus além do que você em geral aguarda podem fazer a diferença.

De posse dessas dicas, dê uma agitada no seu metabolismo!


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