Últimas Notícias

Homem é preso após ameaça de bomba e tenta levar avião a Soshi...
Esporte que constrói o Brasil.

Pratique

Aquecimento e Alongamento: Indispensáveis

24/10/2016

materia_banner_ok_680_01Por Joana Coccarelli

Muitas vezes dispensados da rotina de exercícios físicos, tanto o aquecimento no início da prática quanto o alongamento no fim dela são de importância fundamental. Sem eles, os músculos não chegam a desempenhar seu potencial completo, comprometendo resultados em competições.

A continuidade cada vez mais puxada dos exercícios, chave para o alcance de uma performance de alta qualidade, fica comprometida. Além disso, e ainda pior: sem o aquecimento e o alongamento, os músculos estão ainda mais sujeitos a sofrerem lesões esportivas.

corda_300A professora de Educação Física Vera Rodrigues explica por que: “O aquecimento, como o nome diz, aumenta a temperatura dos músculos e os tonam mais flexíveis. Assim não só o risco de laceração fica bem reduzido como o desempenho do atleta tende a melhorar”.

Ela alerta para o fato de que o aquecimento deve ser feito com exercícios específicos no começo do treino, por um mínimo de cinco minutos. “Algumas pessoas recorrem ao aquecimento passivo, com almofadas térmicas. Isso não é suficiente para o preparo dos músculos”. Na verdade, é necessária uma série de exercícios repetidos. Só assim o fluxo sanguíneo aumenta localmente e prepara os tecidos para o treino mais puxado. O tipo de movimento do aquecimento também deve variar bastante, de modo que todos os grupamentos estejam preparados.

Ainda assim, quando o indivíduo está começando a praticar esportes, mesmo com o aquecimento, é inevitável que ele sinta desconfortos no corpo. Trata-se, segundo Vera, de uma dor muscular desejável, que indica que os músculos estão se recuperando por meio do aumento da própria massa. Em outras palavras, o organismo está tomando medidas para que, na próxima vez, os músculos estejam mais preparados para uma carga de movimentos tão ou mais puxados.

Essas dores começam a se manifestar mais notadamente após algumas horas da prática e são generalizadas, ocorrendo nos dois lados do corpo. Tendem a melhorar depois de passadas 48 horas. Já as que correspondem a lesões são sentidas imediatamente após sua ocorrência e é totalmente localizada. Ela dói mais quando o atleta tenta treinar novamente.

alonga_300Aquecimento no começo da prática... e alongamento ao final dela. Sim, ao alongar os músculos é imprescindível que estejam bem aquecidos: assim eles poderão realmente se esticar melhor. Músculos mais longos possuem maior capacidade de força ao redor das articulações. O resultado é mais potência: levantar pesos mais pesados, dar saltos mais altos, correr mais rapidamente.

“Como os movimentos de alongamento são de baixo impacto, eles também contribuem para o resfriamento controlado do corpo. Isso auxilia na redução de possíveis tonturas, causado por conta do acúmulo de sangue nos membros inferiores.”, esclarece Vera. Em outras palavras, o alongamento ajuda a restaurar a circulação equilibrada.

Vale lembrar que tanto o aquecimento quanto o alongamento não contribuem para o fortalecimento dos músculos. Para o ganho de massa muscular, busque a orientação adequada de um profissional de Educação Física. Os melhores deles sempre incluirão aquecimento e alongamento no seu plano de treinos.


Fatal error: Call to a member function getLink() on a non-object in /home/storage/a/b4/92/memoriaolimpicabrasi/public_html/incs/coluna_direita_pratique.codigo.php on line 21