Últimas Notícias

Homem é preso após ameaça de bomba e tenta levar avião a Soshi...
Esporte que constrói o Brasil.

MEMÓRIA OLÍMPICA

Valores para toda a vida

valores_losangeles1984_600

Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984. Foto: Getty Images

Por Ana Miragaya

Os Jogos Olímpicos da era moderna se iniciaram em 1896 em Atenas, Grécia, precedendo em 64 anos os Jogos Paralímpicos, que tiveram sua primeira edição oficial em 1960, em Roma, na Itália. No entanto, tanto os Jogos Olímpicos quanto os Jogos Paralímpicos são muito mais que uma corrida por recordes e medalhas e a eterna busca da excelência. Por trás deles está a filosofia do barão francês Pierre de Coubertin, fundador do Movimento Olímpico. Como educador, Coubertin viu nos Jogos a oportunidade ideal para que os povos desenvolvessem uma série de princípios universais ou valores, que poderiam ser aplicados não somente ao esporte, mas à educação e à sociedade.

O Olimpismo é então uma filosofia de vida que exalta e combina de forma equilibrada as qualidades do corpo, vontade e mente. Procura criar um estilo de vida baseado na alegria do esforço, no bom exemplo e no respeito por princípios éticos fundamentais e universais, os valores, associando e combinando esporte com cultura e educação. 

Existem atualmente sete valores associados aos Jogos: três aos Jogos Olímpicos e quatro aos Jogos Paralímpicos. Todos são fontes de inspiração para praticantes de esportes e também para não praticantes. 


Os valores Olímpicos são: a amizade, a excelência e o respeito. 

 

A AMIZADE estende a mão e busca o entendimento; o amigo procura entender o próximo apesar das diferenças e tem em relação ao outro atitudes e sentimentos positivos como simpatia, empatia, honestidade, compaixão, confiança, solidariedade e reciprocidade positiva.

O RESPEITO inclui o fair play (jogo limpo - respeito às regras do jogo), a honestidade, saber seus limites e tomar conta de sua própria saúde (não ao doping) e do meio ambiente. Respeito significa também um sentimento positivo de consideração por outra pessoa, de outro país ou de outra religião, por exemplo. 

A EXCELÊNCIA tem tudo a ver com dar o melhor de si, tanto no esporte quanto na vida, participar e progredir de acordo com seus objetivos. 


Os valores Paralímpicos são: a determinação, a coragem, a igualdade e a inspiração.

 

A DETERMINAÇÃO nos dá confiança e faz com que acreditemos em nós e continuemos a fazer o que o melhor que podemos, mesmo quando a situação está difícil. Ela ajuda a tomar uma decisão focando nos objetivos. 

A CORAGEM nos impele a fazer o que acreditamos ser o certo. É um valor e também a habilidade de enfrentar a dor, o sofrimento, o medo, o perigo, a incerteza e a intimidação. A coragem física é aquela que nos dá força para lutar contra a dor e o sofrimento físico. A coragem moral nos dá força para agir corretamente contra a vergonha, a desonra e o desânimo.

A IGUALDADE faz com que todos possam ser iguais e receber o mesmo tratamento. É o valor e a qualidade de ser o mesmo em quantidade ou medida, valor ou status, assegurando imparcialidade, oportunidades e tratamentos iguais para todos sem olhar para religião, etnia, raça, sexo, idade e sem qualquer discriminação, preconceito, desigualdade e deslealdade.

 A INSPIRAÇÃO busca uma fonte que traga idéias para completar uma tarefa ou fazer algo de especial. 


Os valores olímpicos e paralímpicos são uma fonte rica de inspiração para os jovens, seus amigos, sua comunidade e a sociedade como um todo.


Fatal error: Call to a member function getLink() on a non-object in /home/storage/a/b4/92/memoriaolimpicabrasi/public_html/incs/coluna_direita_os_jogos.codigo.php on line 28