Últimas Notícias

Homem é preso após ameaça de bomba e tenta levar avião a Soshi...
Esporte que constrói o Brasil.

Memória Olímpica

Janeth Arcain

25-11-lendas-janeth-capa_680

Janeth dos Santos Arcain. Ou, simplesmente, Janeth. Um dos maiores símbolos da geração mais vitoriosa da história do basquete feminino brasileiro. Ao lado de Hortência e Paula, Janeth tocou o céu com o histórico título mundial em 1994, na Austrália. Dois anos depois, a paulista de Carapicuíba voltou a brilhar. Nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996, competição que marcou a despedida de Hortência das quadras, a seleção brasileira fez uma campanha espetacular e só parou na final, diante da poderosa equipe dos Estados Unidos.

Em 1997, Janeth foi contratada pelo Houston Comets para jogar a WNBA, ao lado das melhores do mundo. Em solo americano, Janeth virou “Arcain” e se tornou uma referência do basquete mundial. Pelo time de Houston, conquistou quatro títulos seguidos da WNBA:1997, 1998, 1999 e 2000.

janeth_690

Após a aposentadoria de Hortência e Paula, coube a Janeth assumir o protagonismo da seleção brasileira. Conhecida por seu estilo de jogo preciso, com fundamentos sempre muito bem executados, a ala não sentiu a pressão e guiou o Brasil a mais uma medalha olímpica: o bronze em Sydney 2000, quando foi a cestinha do torneio. Encerrou a carreira com a medalha de prata no Pan do Rio, em 2007. 

Janeth se despediu da seleção brasileira após 138 jogos oficiais e 2247 pontos assinalados, marca que a transformou na terceira maior cestinha da história da seleção. Em seu currículo invejável, um título mundial, duas medalhas olímpicas, e três medalhas em Jogos Pan-Americanos. Sua mão certeira trouxe muita alegria ao basquete brasileiro. Em 2015, oito anos após deixar as quadras, entrou para o Hall da Fama do Basquete Feminino nos Estados Unidos, se juntando a Paula e Hortência. 

Texto baseado no livro "Heróis do Esporte Brasileiro", do autor Eduardo Costela (Editora Europa, 2010).


Fatal error: Call to a member function getLink() on a non-object in /home/storage/a/b4/92/memoriaolimpicabrasi/public_html/incs/coluna_direita_os_jogos.codigo.php on line 28