Últimas Notícias

Homem é preso após ameaça de bomba e tenta levar avião a Soshi...
Esporte que constrói o Brasil.

Memória Olímpica

Falcão

Lances geniais e habilidade sem igual

O grande ícone nacional do futsal

falcao-divulgacao-texto_328Grande ícone do futsal nacional, Falcão é considerado um dos melhores jogadores da atualidade. Com habilidade fora do comum, ele se tornou um chamariz para o público nos jogos da seleção brasileira.

Nascido em 8 de junho de 1997, foi batizado de Alessandro Rosa Vieira. O apelido pelo qual ficou conhecido mundialmente foi herdado do pai, João Eli Vieira, famoso nos campos de várzea da Zona Norte de São Paulo pela semelhança física com o ex-jogador de futebol de campo Paulo Roberto Falcão.

Falcão iniciou sua carreira no futsal em 1991, defendendo o AACC Guapira, clube da Zona Norte de São Paulo. Sua incrível habilidade logo chamou a atenção do Corinthians (SP), que o contratando no ano seguinte. O caminho de vitórias começava ali. O jogador conquistou todos os títulos oficiais pelos clubes em que passou, desde Estaduais, Libertadores, Nacionais e também o Mundial de Clubes, jogando pelo São Paulo/Osaco, em 2000.

Depois de um domínio brasileiro no futsal, a equipe nacional perdeu a hegemonia no Mundial de 2000, quando caiu diante da Espanha. Falcão, uma das promessas da equipe, ainda à sombra de jogadores como Manoel Tobias, voltaria a jogar a Copa em 2004, com novo revés para os espanhóis nas semifinais. O jogador, porém, terminou como artilheiro e recebeu o prêmio de melhor do mundo na festa da Fifa.

falcao-drible-cbfs-texto_400Em 2007, a equipe liderada por Falcão se consagrou ao conquistar o ouro nos Jogos Pan-Americanos, na primeira e única edição (até 2014) em que o futsal esteve no programa do torneio. 

Mas a revanche definitiva contra a Espanha só veio em 2008, no Mundial do Brasil. A vitória contra os eternos algozes veio nos pênaltis. O camisa 12 participou do sexto título mundial brasileiro, foi vice-artilheiro e eleito o melhor jogador.

Competindo em casa, Falcão ficou ainda mais conhecido pela torcida brasileira, que vibrava com cada drible. Após as vitórias da seleção, o público passou a ir cada vez mais aos ginásios, até mesmo em torneios nacionais, especialmente para ver suas jogadas.

Falcão segue brilhando nas quadras. As conquistas mais recentes foram o ouro no Grand Prix de 2014, conquistado de forma invicta, e o nono título da Liga Futsal, a competição mais importante da modalidade no país.

 

Texto baseado no site www.falcao12.com e no livro "Heróis do Esporte Brasileiro", do autor Eduardo Costela (Editora Europa, 2010).

Fotos: Divulgação/CBFS


Fatal error: Call to a member function getLink() on a non-object in /home/storage/a/b4/92/memoriaolimpicabrasi/public_html/incs/coluna_direita_os_jogos.codigo.php on line 28