Últimas Notícias

Homem é preso após ameaça de bomba e tenta levar avião a Soshi...
Esporte que constrói o Brasil.

MEMÓRIA OLÍMPICA

Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

O Comitê Paralímpico Brasileiro foi criado seguindo uma tendência de criação de Comitês Nacionais, que começou após a criação do Comitê Paralímpico Internacional. Antes do CPB, o que havia eram associações independentes, como a Associação Brasileira de Desporto para Amputado e a Associação Brasileira de Desporto para Cegos.

 

Em 1995 foi, finalmente, fundado o Comitê Paralímpico Brasileiro – em conjunto com os representantes das associações já existentes. A sede do órgão, originalmente em Niterói, foi transferida para Brasília em 2002, a fim de aproximar o Comitê do centro de decisões políticas do país.

 

A principal função do CPB é organizar eventos Paralímpicos nacionais que promovam o desenvolvimento do esporte no país, principalmente o Paralímpico. Além disso, as competições gerenciadas pelo Comitê podem servir como etapas classificatórias para mundiais e, consequentemente, para os Jogos Paralímpicos.

 

O objetivo principal do CPB é consolidar o movimento Paralímpico no Brasil, difundindo o esporte de alto nível para deficientes. Além disso, o Comitê deve ser a ferramenta pela qual são proporcionadas condições técnicas e científicas para o desenvolvimento dos atletas brasileiros.

 

Entre as tarefas do Comitê estão a criação de um ranking e de um calendário competitivo nacional; a criação de novas competições que motive e possibilite novos atletas e o estímulo à qualificação dos atletas, para que tenham outras opções após seu ciclo esportivo. Além disso, o CPB deve aumentar a visibilidade do Movimento Paralímpico, tanto na sociedade quanto na imprensa.

 

Assim, como o IPC é responsável por organizar os Jogos de Inverno e regular o esporte Paralímpico no mundo, o CPB lidera o movimento Paralímpico no Brasil bem como organiza a participação do Brasil nas competições internacionais – no entanto, o Brasil nunca participou das Paraolimpíadas de Inverno.

 

Fonte: sites oficiais do ¹CBDN, CBDG, IPC, CPB, COB, Entrevista MemoriaOlimpica.com

Texto: Rafaella Gil e Fabiana Bentes


Fatal error: Call to a member function getLink() on a non-object in /home/storage/a/b4/92/memoriaolimpicabrasi/public_html/incs/coluna_direita_os_jogos.codigo.php on line 28