Últimas Notícias

Homem é preso após ameaça de bomba e tenta levar avião a Soshi...
Esporte que constrói o Brasil.

MEMÓRIA OLÍMPICA

Hóquei

27-10-capa-mo-hquei_para_inv_680_01

 

O hóquei paralímpico foi inventado em um centro de reabilitação em Estocolmo no início dos anos 1960 por um grupo de suecos que, apesar da deficiência, queria continuar a jogar hóquei. Em 1969, Estocolmo  já tinha um campeonato de cinco times, que incluía jogadores com deficiência física e não-deficientes. Neste mesmo ano, a cidade sediou a primeira partida internacional de hóquei.

Duas equipes suecas jogaram a partida inaugural de exibição nos Jogos de Örnsköldsvik (Suécia), em 1976. Porém, o esporte só se tornou oficial em Lillehammer (Noruega), 1994 – e se tornou uma das principais atrações daqueles Jogos. O esporte, que exige movimentos rápidos e bom preparo físico, é praticado por atletas com deficiência na parte inferior do corpo.

O hóquei paralímpico é praticado por atletas de quinze países. Canadá, Noruega, Suécia, Grã Bretanha, EUA, Japão e Estônia têm dominado as competições internacionais, mas Alemanha, Holanda, Dinamarca, República Tcheca, Rússia e Coreia também criaram equipes.

Regras

É praticado por duas equipes, cada uma com cinco jogadores e mais um goleiro. Assim como no hóquei “tradicional”, cada equipe tem como objetivo marcar pontos conduzindo o disco (feito de uma borracha dura) até o gol adversário, ao mesmo tempo em que tenta impedir o outro time de marcar. Cada partida consiste em três períodos de quinze minutos.

Ao invés dos patins utilizados na modalidade olímpica, os atletas com deficiência utilizam uma espécie de trenó de duas lâminas, que permite que o disco de jogo passe por baixo. Outros equipamentos envolvem dois bastões com uma das pontas retorcidas, de modo a permitir ao jogador conduzir o disco e atirá-lo ao gol.

Devido ao grande contato físico que ocorre naturalmente durante as partidas, todos os jogadores devem usar um capacete (gradeado ou com máscara), assim como proteção para pescoço e ombros. Também é recomendado que usem “preenchimento de proteção”, como caneleiras, cotoveleiras e luvas acolchoadas.

Os goleiros devem usar almofadas nas pernas, no tronco, um capacete com viseira e uma luva de apanhador. Este atleta é o mais protegido, uma vez que a velocidade do disco arremessado ao gol pode chegar a 100km/h.

O esporte é regulado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC) em conjunto com o Comitê Técnico, e vigora de acordo com as regras da Federação Internacional de Hóquei (IHF).

« Ver outros esportes

Fatal error: Call to a member function getLink() on a non-object in /home/storage/a/b4/92/memoriaolimpicabrasi/public_html/incs/coluna_direita_os_jogos.codigo.php on line 28