Últimas Notícias

Homem é preso após ameaça de bomba e tenta levar avião a Soshi...
Esporte que constrói o Brasil.

MEMÓRIA OLÍMPICA

Esqui Cross-Country

27-10-capa-mo-esqui-cross-country_para_680_01

 

 

O cross-country é uma das modalidades do esqui nórdico. A prova surgiu já na primeira edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno, em 1976, em Örnsköldsvik (Suécia).

As competições são abertas a atletas com deficiência física e visual/cegueira, por isso, os equipamentos utilizados variam conforme a classificação funcional: podem ser usados esquis sentados ou uma cadeira equipada com esquis. Os competidores cegos ou com deficiência visual são ajudados por um guia.

O cross-country é também chamado de “esqui de fundo” (ou ainda esqui XC) por se tratar de longas distâncias – uma maratona. As provas são baseadas na distância do percurso: longo, curto ou médio – e que variam de 2,5km a 20km.

Todas as provas são abertas a homens e mulheres, que também podem competir em equipes de revezamento, clássico ou livre. No clássico, o percurso é percorrido com os esquis em paralelos e não se pode desviar das marcações feitas na neve. Já no livre, o esqui pode ser desviado para trás ou para os lados, semelhante ao dos patinadores.

O esporte exige grande condicionamento aeróbica e é a modalidade mais antiga do esqui. As primeiras competições não-paralímpicas aconteceram ainda no século XIX e fazem parte dos Jogos Olímpicos de Inverno desde a primeira edição. O mesmo aconteceu à modalidade paralímpica.

O esqui cross-country é praticado em mais de 25 países e governado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC), com a coordenação do comitê técnico de esqui nórdico da instituição. Porém, segue as regras (com algumas modificações) da Federação Internacional de Esqui.

« Ver outros esportes

Fatal error: Call to a member function getLink() on a non-object in /home/storage/a/b4/92/memoriaolimpicabrasi/public_html/incs/coluna_direita_os_jogos.codigo.php on line 28