Últimas Notícias

Homem é preso após ameaça de bomba e tenta levar avião a Soshi...
Esporte que constrói o Brasil.

MEMÓRIA OLÍMPICA

Curling em cadeira de rodas

27-10-capa-mo-curling_para_inv_680_01

 

 

O curling paralímpico teve sua primeira copa do mundo realizada em 2000, na Suíça. Neste mesmo ano, aconteceu um congresso com representantes da Federação Mundial de Curling e foi decidido que a modalidade paralímpica deveria ser praticada o mais próximo possível das regras do esporte original. A estreia do curling em Jogos Paralímpicos de Inverno foi em Turim (Itália), no ano de 2006.

O curling é regulado e jogado de acordo com as regras da Federação Mundial de Curling (WCF), com apenas uma modificação: não pode “varrer” o disco. Atualmente, o esporte é praticado em 24 países e tem um campeonato mundial que acontece todo ano, com exceção dos anos em que ocorrem as Paralimpíadas de Inverno.

A Noruega ganhou dois dos três últimos campeonatos (2007-08). O Canadá é o atual campeão, tendo ganho a edição de 2009 e as Paralimpíadas de Vancouver (Canadá), em 2010 – além de ser a “pátria” do esporte.

O esporte é aberto a homens e mulheres com deficiência na parte inferior do corpo, que não podem andar ou que caminhem apenas curtas distâncias. Isso inclui atletas com limitações significante na perna ou funções de marcha (paralisia cerebral, esclerose múltipla e amputação, por exemplo) que precisam de cadeiras de roda para a locomoção cotidiana.

Em paralimpíadas, é obrigatória a presença de homens e mulheres no time, que tem cinco jogadores.

Regras

O curling em cadeira de rodas é jogado em uma pista retangular, de gelo, por duas equipes. O objetivo é lançar, deslizando, oito pedras de granito sobre um corredor de gelo que mede 45,7m por 5m. Ao fim de cada pista existe um alvo, cujo centro é chamado de Tee. Após a realização de todos os lançamentos, os pontos são marcados de acordo com a proximidade do centro.

O jogo consiste em oito “ends”, e em cada um deles são lançadas oito pedras. O objetivo é acertar o maior número de pedras possível no Tee ou perto dele, e ao fim de cada “end”, a equipe com a pedra mais próxima ou dentro do Tee ganha. Por ser um esporte de estratégia e habilidade, o curling é conhecido como “xadrez no gelo” - uma vez que as estratégias podem variar ao longo da partida.

Cada pedra pesa entre 17,24kg e 19,96kg, e é feita de granito azul. Na modalidade paralímpica, o lançamento das pedras é feito com um bastão (stick) – e durante este movimento, o jogador e a cadeira devem estar parados, podendo utilizar somente o braço para impulsionar e mover o bastão.

« Ver outros esportes

Fatal error: Call to a member function getLink() on a non-object in /home/storage/a/b4/92/memoriaolimpicabrasi/public_html/incs/coluna_direita_os_jogos.codigo.php on line 28