Últimas Notícias

Homem é preso após ameaça de bomba e tenta levar avião a Soshi...
Esporte que constrói o Brasil.

MEMÓRIA OLÍMPICA

Biatlo

27-10-capa-mo-biatlo_para_inv_680_01

 

 

O biatlo é outra modalidade do esqui nórdico, que une o esqui cross-country ao tiro, com provas intercaladas entre um percurso estabelecido. O biatlo paralímpico apareceu nos Jogos Paralímpicos de Inverno pela primeira vez na Áustria, em 1988, apenas para atletas com deficiência física. Nos Jogos de 1992, a modalidade foi aberta também para deficientes visuais e cegos – configuração mantida até os dias de hoje.

As provas curtas tem um percurso de 7,5km dividido em três fases de 2,5km; e as longas consistem em 12km, divididos em cinco fases também de 2,5km cada. Os atletas param entre duas e quatro vezes por percurso, para atirar em alvos situados a dez metros de distância, sendo cinco as chances e cada erro sendo penalizado por um aumento no tempo final do trajeto.

A competição é definida pela resistência física mas também pela precisão dos tiros. Por isso, atletas cegos ou com algum tipo de deficiência visual são auxiliados por sinais sonoros, que acusam, pela intensidade, se o competidor está ou não no alvo e permite acertar o centro do objeto.

O equipamento no biatlo, além dos esquis adaptados, é o rifle – do tipo rifle de ar ou modelo CO2 convencional, de acordo com as especificações da União Internacional de Tiro (UIT). Para os deficientes visuais, o rifle é equipado com o sistema acústico anteriormente explicado.

O esporte é regulado pelo Comitê Paralímpico Internacional juntamente com o Comitê Técnico de Esqui Nórdico da instituição, seguindo as regras da União Internacional de Biatlo (IBU) com algumas adaptações.

« Ver outros esportes

Fatal error: Call to a member function getLink() on a non-object in /home/storage/a/b4/92/memoriaolimpicabrasi/public_html/incs/coluna_direita_os_jogos.codigo.php on line 28