Últimas Notícias

Homem é preso após ameaça de bomba e tenta levar avião a Soshi...
Esporte que constrói o Brasil.

MEMÓRIA OLÍMPICA

AS MODALIDADES OLÍMPICAS DE INVERNO

 

Como parte integrante do Movimento Olímpico, os Jogos Olímpicos de Inverno respeitam os regimentos da Carta Olímpica. De acordo com o documento, que contém os Princípios Fundamentais do Olimpismo, as Regras e os Textos de Aplicação adotados pelo COI, os componentes do Programa Olímpico são: Esportes, modalidades e eventos.

 

Regulados e administrados pelas Federações Internacionais, os esportes são subdivididos em modalidades, que também se dividem em eventos, ou seja, diferentes provas e categorias.

 

Um exemplo de esporte de inverno é a patinação. Regido pela União Internacional de Patinação (ISU), o esporte é dividido em três modalidades: Patinação artística, patinação de velocidade e patinação de velocidade em pista curta. Em cada modalidade, existem diferentes categorias, que são chamadas de eventos. Durante os Jogos, existe um vencedor para cada evento.

 

Para o reconhecimento de um esporte como olímpico, é necessário que Federação Internacional responsável pelo esporte siga as orientações da Carta Olímpica. Mas isso ainda não é o suficiente para que ele esteja nas olimpíadas. Para fazer parte do Programa Olímpico ele terá que ser praticado em larga escala, ser recomendado pela Comissão de Programa Olímpico, além de seguir os critérios estabelecidos pelo COI. Os critérios, condições e a escolha dos esportes, modalidades e eventos que serão incluídos no Programa Olímpico de cada edição dos Jogos são feitas pelo Comitê Executivo do COI. O único esporte olímpico de inverno que não está no Programa é o Bandy, esporte que mistura regras do hóquei com as do futebol, já que são usados 11 jogadores em cada time, as partidas têm 45 minutos cada tempo, a extensão do rink é a mesma do campo e também é utilizada a regra de impedimento.

 

Atualmente, o Programa Olímpico dos Jogos de Inverno conta com sete esportes. Em toda a história dos Jogos, esse número nunca foi maior, mas algumas olimpíadas já tiveram apenas quatro esportes. 

 

Na primeira edição dos Jogos, em Chamonix, em 1924, foram disputados 16 eventos em seis esportes: Biatlo, bobsled, esqui, patinação, hockey no gelo e curling. O único esporte que foi acrescido desde então foi o luge.

 

Outras mudanças também ocorreram em relação às modalidades. A patrulha militar foi disputada em Chamonix, mas já não se compete mais. Por outro lado, na primeira edição dos Jogos não havia disputas no snowboard, skeleton e esqui alpino, por exemplo.

 

A cada edição dos Jogos o COI pode fazer alterações no Programa. Para 2014, em Sochi, o Comitê já confirmou a inclusão de novas provas. São elas: esqui half-pipe (masculino e feminino), saltos em esqui feminino, revezamento misto de biatlo, revezamento de luge e patinação artística por equipes. Caso não seja feita mais nenhuma alteração, os próximos Jogos Olímpicos de inverno contarão com 92 eventos. 


Fatal error: Call to a member function getLink() on a non-object in /home/storage/a/b4/92/memoriaolimpicabrasi/public_html/incs/coluna_direita_os_jogos.codigo.php on line 28