Últimas Notícias

Homem é preso após ameaça de bomba e tenta levar avião a Soshi...
Esporte que constrói o Brasil.

Memória Olímpica

Dia Olímpico

Comemorando a essência do Olimpismo

 

“O Olimpismo é uma filosofia de vida que exalta e combina de forma equilibrada as qualidades do corpo, da vontade e do espírito. Aliando o desporto à cultura e educação, o Olimpismo é criador de um estilo de vida baseado no prazer do esforço, no valor educacional do bom exemplo e no respeito aos princípios éticos fundamentais universais.”

Primeiro Princípio Fundamental do Olimpismo, Carta Olímpica, COI

 

O Dia Olímpico foi criado para celebrar a formação do Comitê Olímpico Internacional (COI), em 23 de junho de 1894, em Paris, uma iniciativa do Barão Pierre de Coubertin com o propósito de marcar o renascimento dos Jogos Olímpicos na Era Moderna. O COI decretou a data comemorativa durante seu 42º.Congresso, realizado em St.Moritz, na Suíça, em janeiro de 1948, tendo sido o primeiro Dia Olímpico efetivamente comemorado no dia 23 de junho do mesmo ano nos Comitês Olímpicos Nacionais de Bélgica, Inglaterra, Grécia, Portugal, Áustria, Suíça, Canadá, Venezuela e Uruguai.

Atualmente, quase 200 Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) em todo o mundo fazem parte dessas comemorações - que envolvem atividades de esporte, cultura e educação -, graças a uma iniciativa idealizada em 1987 pela Comissão de Esporte para Todos do COI. Com o objetivo de incentivar a participação dos CONs nas comemorações do Dia Olímpico, a Comissão sugeriu a realização de uma corrida aberta, para pessoas de todas as idades e diferentes habilidades esportivas, como forma de celebrar a data, ao mesmo tempo estimulando a prática esportiva e popularizando os valores olímpicos. A Corrida do Dia Olímpico, como ficou conhecida, foi promovida em seu primeiro ano em 45 países. Atualmente o evento - que inclui percursos entre 1,5 km e 10 km - é realizado no período de 17 e 24 de junho, de acordo com o país.

O Dia Olímpico oferece atividades que vão muito além do esporte, mantendo-se fiel aos pilares: “exercitar, aprender e descobrir”. Ao lado do esporte, cultura e educação sempre marcam presença nas celebrações, tendo muitos CONs organizado eventos de arte e música e encontros de jovens com atletas consagrados. Alguns governos incorporaram as atividades do Dia Olímpico aos currículos das escolas públicas de seus países.

No Brasil, a Lei Pelé, de 1998, fez com que o dia 23 de junho se tornasse também o Dia Nacional do Esporte, conferindo ainda mais significado ao Dia Olímpico decretado pelo COI. Todos os anos nesta data, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) realiza a Semana Olímpica em várias cidades do país, para disseminar os valores olímpicos entre a população com a participação de grandes atletas. Atividades esportivas, palestras, exposições audiovisuais e espetáculos compõem a programação que enriquece ainda mais a tradicional Corrida do Dia Olímpico.


Fatal error: Call to a member function getLink() on a non-object in /home/storage/a/b4/92/memoriaolimpicabrasi/public_html/incs/coluna_direita_os_jogos.codigo.php on line 28