Últimas Notícias

Homem é preso após ameaça de bomba e tenta levar avião a Soshi...
Esporte que constrói o Brasil.

Educação

Olívia, do basquete, na primeira ação do M.O. Social em 2012

 

mo_social_acao1_600A turma da escola Marechal Pedro Cavalcanti com a turma do M.O.

Por Katryn Dias

Na manhã do dia 23 de maio, uma turma com 40 alunos da Escola Municipal Marechal Pedro Cavalcanti na faixa etária de 13 anos teve a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a história dos Jogos Olímpicos com a primeira ação do M.O. Social em 2012. Localizada na Rua Porto Firme, em Paciência, zona oeste do Rio de Janeiro, a escola atende a cerca de 1.000 estudantes de diversas áreas. 

Por meio de atividades lúdicas, o coordenador do M.O. Social e atleta de remo, Gibran Cunha, conquistou a criançada. Logo de início, ele mostrou que a palestra teria um tom descontraído: “Podem me chamar de atleta-professor ou de professor-atleta, como vocês quiserem”. Para explicar as edições dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos ele usou um quiz e os alunos que acertassem as perguntas ganhavam uma fruta como prêmio. 

 

gibran_567
Gibran, coordenador do M.O. Social,  abordando o tema da história olímpica e dos valores olímpicos e paralímpicos 

 


dsc01776_338

Olívia e Alexandre

Fabiana Bentes, diretora do Memória Olímpica, também entrou na conversa para explicar os valores olímpicos e propôs aos alunos que criassem músicas com o que aprenderam. Esse foi um momento de grande empolgação, todos se empenharam em escrever as melhores letras para apresentar para a turma. A aluna Carina Barbosa, de 12 anos, disse que essa foi a parte mais divertida: “A gente inventou vários ritmos e letras novas. Foi bem legal”.

Para o diretor adjunto Walter Dias, a ação é de extrema importância. “O Memória Olímpica vem à escola para trazer outra visão do esporte, contar uma história, servir de inspiração. A ação mostrou que o esporte também pode fazer parte do contexto educacional”. 

A pedido da direção da escola, a palestra social abordou o tema do bullying, tendo como exemplo de superação o jogador de basquete Carlos Henrique do Nascimento, de 2,11m, que sofreu com piadas dos colegas na adolescência. Até hoje ele leva o apelido que recebeu nessa época: Olívia, em referência à personagem de desenho animado Olívia Palito. O ala pivô do Tijuca Tênis Clube, integrante da seleção brasileira de basquete em 1996 nos Jogos Olímpicos de Atlanta, dividiu sua experiência em uma conversa informal.  

“ Se você perguntar pra alguém quem é o Carlos Henrique do basquete ninguém vai saber…. Mas se você perguntar quem é o Olivia, todo mundo vai saber! Até mesmo quem me chama de Carlos Henrique eu nem olho, mas se me chamarem de Olivia rapidinho vou olhar!”, ressaltou.

 dsc01811_652"Prestem atenção! Vou mostrar como é!"

 

Ao final das palestras, as crianças se divertiram na quadra esportiva com uma brincadeira proposta por Olivia, chamada “mata-mata”. Quem conseguisse acertar mais cestas, vencia o desafio. Em meio à diversão, os alunos ainda encontraram tempo para pedir autógrafos e tirar fotos com o jogador, que virou a sensação da escola. “Houve uma interação muito grande com a equipe, podemos perceber a alegria de cada aluno por estar participando desta ação”, afirmou a diretora Esther Pereira.

A presidente do grêmio estudantil, Bruna Souza, de 13 anos, se entusiasmou com o evento, participando sempre que podia, seja respondendo ou fazendo perguntas.  “Quando começou eu já gostei logo de cara porque ficou bem descontraído”. Já o aluno Alexandre Silva diz que gostou de tudo, mas a sua parte preferida foi a apresentação das modalidades olímpicas.

Segundo a diretora, “o Memória Olímpica é uma ferramenta importante porque amplia a visão dos nossos alunos sobre outras atividades esportivas importantes, pois eles só conhecem futebol”. E ela finaliza: “Com certeza, gostaríamos de ter a equipe do M.O. na nossa escola outra vez, para que outras turmas tenham a mesma oportunidade".

 

 img_0286_540
Arremesso profissional na aula de basquete ministrada por Olivia!

 

O M.O. Social tem patrocínio da SUVINIL, parceria do SPORTV, apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Esportes e da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação.

 

Fatal error: Call to a member function getLink() on a non-object in /home/storage/a/b4/92/memoriaolimpicabrasi/public_html/incs/coluna_direita_entrevistas.codigo.php on line 29