Últimas Notícias

Homem é preso após ameaça de bomba e tenta levar avião a Soshi...
Esporte que constrói o Brasil.

Educação

M.O. Social leva informações sobre esporte, drogas e Olimpismo ao CIEP João Goulart e a EM Marília de Dirceu

Na quinta-feira 2 de junho, foi a vez do programa MO Social – O potencial transformador do esporte fazer diferença no CIEP João Goulart e na Escola Municipal Marília de Dirceu em Ipanema. Em meio àquele tradicional burburinho que precede o começo de palestra e curiosidade típica de quando é um dia diferente na rotina da escola, os alunos de 7º, 8º e 9º ano pararam de falar e escutaram atentamente quando os palestrantes chegaram.

No CIEP João Goulart houve a apresentação da Trupe de Circo do Afro Reggae para motivar a plateia. Em ambas escolas, a professora Dra. Ana Maria Miragaya, consultora do portal MO, deu um panorama histórico dos jogos olímpicos. Ana relembrou que as Olimpíadas de 2016 seriam no Rio, enfatizando que “2016 está logo ali” e comentou a possibilidade de naquela sala mesmo, sair um atleta para disputar os jogos: “Quem sabe não sai um remador ou uma remadora daqui?”. A Professora ainda relembrou os valores olímpicos, que ao final desse bloco, os alunosterminaram falando em um coro afiado:“Respeito, Excelência e Amizade”!

social_cantagalo_final_300

Depois foi a vez do especialista Rogério Morihisa falar sobre drogas. O psiquiatra da infância e adolescência e consultor do MOfalou dos tipos e explicou os malefícios que elas podem causar, por meio de imagens e gráficos bem ilustrativos. Quando perguntou aos estudantes se sabiam o porquê de estar falando para aquele público, muitos alunos responderam “porque estamos sob maior influência e mais vulneráveis”, ao que Rogério complementou “isso aí, é nessa idade, na adolescência que o uso de drogas freqüentemente se inicia”.

Após muitas dúvidas dos alunos e esclarecimentos sobre drogas, os remadores do Clube de Regatas do Flamengo Denis Marinho e Paulo Macário entraram para contar sua história de como se iniciaram no esporte e a paixão que aquilo representava na vida deles. Os alunos ficavam cada vez mais empolgados, à medida que Denis falava de suas duas medalhas de prata no Pan Americano. Passava uma lição para os alunos: “Na vida, somos responsáveis diretos pelo nosso desempenho pessoal em qualquer coisa, isso o esporte me ensinou muito bem.”

“Na vida não existe coincidências, só consequências. Existe trabalho, vontade e determinação”, reforçou ainda. Paulo contou sua história, respondeu a dúvidas e fez o convite para o projeto do Flamengo em escolas – em que qualquer aluno poderia se inscrever para participar de uma seleção e se iniciarem no remo do Clube.

Enquanto o clube resgata esse tipo de projeto, Denis faz uma crítica à falta de iniciativa e à burocracia do governo: “Uma vez entrei num galpão cheio de barcos, que fazia parte do Projeto Navegar. Mas eles não estavam sendo utilizados e não iam ser usados. Se continuasse guardado assim, eles iam ficar muito prejudicados. Então eu entrei em contato para que aqueles barcos pudessem ter um destino em outro projeto, mas foi muito complicado. Eu cheguei a contar, foram 37 documentos para conseguir dar entrada. É difícil demais, não podia ser assim”.

O remador ainda reforçou a importância daquele tipo de iniciativa, como MO Social, chegar às escolas: “os alunos acham que essa realidade é muito distante, que só acontece na TV ou no cinema. Acho que quando a gente vem, fica mais claro para eles que é possível”. Muitos alunos como Walter Cardoso, de 15 anos, parecem comprovar o sucesso das palestras isso: “vou me inscrever agora nesse projeto do remo”!`

Fabiana Bentes, diretora geral do portal vê o resultado das palestras como positivo: O MO Social acredita que se mudar a cabeça de alguns alunos já é uma grande passo. Para ela “os alunos são os melhores multiplicadores da informação, em cada 10, podemos multiplicar para 30 e assim por diante, concluiu.

social_cantagalo2_1_500


Fatal error: Call to a member function getLink() on a non-object in /home/storage/a/b4/92/memoriaolimpicabrasi/public_html/incs/coluna_direita_entrevistas.codigo.php on line 29