Últimas Notícias

Homem é preso após ameaça de bomba e tenta levar avião a Soshi...
Esporte que constrói o Brasil.

Educação

Joice Silva ensina a luta olímpica para as crianças do CIEP Thomas Jefferson

joice_680

Por Katryn Dias

“Eu só quero ser feliz, praticar esporte e defender o meu país. E aprender com amizade, que praticar esporte é viver com igualdade.” Esse refrão faz parte de uma música, em forma de rap, composta por alunos do ensino fundamental do CIEP Thomas Jefferson, em Realengo, no RJ, sob orientação do programa “Valores sustentáveis através do esporte”, do projeto Memória Olímpica Social.


foto1_500

Convidada pelo Bairro Educador para finalizar um ciclo de leitura e esporte na escola, nesta terça, dia 12,  a equipe do Memória Olímpica Social foi surpreendida, também, com uma grande celebração. Os professores do CIEP organizaram sua própria olimpíada, com direito a medalhas, apresentações e até uma cerimônia de encerramento com toda a pompa.

A bandeira brasileira foi carregada por alunos com deficiência, por alunos da educação infantil, e pela convidada ilustre do Memória Olímpica, a lutadora Joice Silva, a única representante brasileira na luta olímpica nas Olimpíadas de Londres. Após o hino nacional, cantado à capela pelos presentes, o fogo simbólico da tocha olímpica foi apagado, encerrando um espetacular esforço de professores e cerca de 500 crianças entre 5 e 16 anos.

foto3_500

Dentro da metodologia Estrela do portal, a turma do 5º ano teve a oportunidade de ouvir uma palestra sobre a história do Brasil nos Jogos Olímpicos e, de quebra, conhecer de pertinho uma atleta profissional. Joice Silva conversou com a garotada sobre o seu treinamento, demonstrou alguns golpes da luta olímpica e explicou um pouco das regras da modalidade. A lutadora também divertiu a garotada com uma brincadeira, desafiando todos a pegarem seu pé, em um treinamento de agilidade.

Em seguida, Gibran Cunha, coordenador do M.O. Social, e a lutadora convidaram os alunos para uma conversa delicada: o bullying. Eles aprenderam a identificar comportamentos ruins e também a importância de respeitar os outros em todas as situações. 

foto5_400Em meio a muitos abraços, beijos, autógrafos e fotos, a lutadora Joice se mostrou emocionada: “Essa ação foi uma experiência marcante, com certeza vai ficar para o resto da vida”.

Joice Silva, que conheceu a luta em um projeto social em Quintino, zona norte do Rio de Janeiro, contou que ficou muito satisfeita de ter participado da ação social. “Um pouquinho que você fala para as crianças já dá para saber que você plantou uma sementinha, que alguma coisa ficou para elas. Como atleta, é muito bom poder estar um pouquinho na escola também, porque o esporte é um grande aliado da educação”.

 

Veja mais:


Fatal error: Call to a member function getLink() on a non-object in /home/storage/a/b4/92/memoriaolimpicabrasi/public_html/incs/coluna_direita_entrevistas.codigo.php on line 29