Últimas Notícias

Homem é preso após ameaça de bomba e tenta levar avião a Soshi...
Esporte que constrói o Brasil.

Educação

Franco Neto, vôlei de praia e M.O. Social - uma mistura que dá certo!

franco_batendo_bola_texto_600
Franco Neto, campeão mundial de vôlei de praia, bateu uma bolinha com os alunos da escola

Por Fernando Hawad

No dia 26 de junho, a Escola Municipal Manoel Porto Filho, em Paciência, zona oeste do Rio de Janeiro, foi a terceira contemplada, este ano, para receber o projeto Memoria Olímpica Social – “Valores Sustentáveis por meio do esporte”.

Alunos, entre 14 e 16 anos, tiveram uma aula sobre história olímpica e conheceram um verdadeiro gigante: o jogador de vôlei de praia Franco Neto, bicampeão do Circuito Mundial (93, 95), bronze no Pan de Winnipeg, em 99 e atleta da delegação brasileira nos Jogos de Atlanta, em 1996.

Gibran Cunha, remador, professor de ensino fundamental por formação e coordenador do M.O. Social, falou de um jeito descontraído sobre a história olímpica e paralímpica do Brasil para a turma. Gibran propôs um desafio: quem acertasse as suas perguntas ganhava uma maçã e, enquanto os alunos tentavam responder, ele navegava no portal memoriaolimpica.com para encontrar as respostas.

Na segunda etapa da metodologia “Estrela”, nome que faz alusão a marca Memória Olímpica, cada um dos sete valores olímpicos e paralímpicos (amizade, respeito, excelência, determinação, coragem, igualdade e inspiração) teve seu significado lido por um aluno da turma. Relacionando exemplos de esporte com os da vida comum, Gibran explicou para a garotada que os valores não servem apenas para os atletas, mas também são primordiais na relação com os amigos, com os colegas de escola, com a família e com os professores.

foto_com_a_galera_texto_600
Franco Neto e a equipe do M.O. Social com os alunos da escola ! Uma tarde pra lá de especial!

Depois, o momento mais divertido para os jovens. A turma se dividiu em seis grupos. Cada um escolheu uma música famosa. O objetivo era mudar a letra, inserindo os sete valores. Foi um festival de criatividade e irreverência. Teve de tudo: Kelly Key, funk e até uma versão de “Para nossa alegria”, música que ficou famosa após divulgação de um vídeo caseiro na internet.

Passada a descontração, um assunto sério. Gibran falou de como o bullying pode prejudicar a vida das pessoas. As crianças ficaram atentas e compreenderam a gravidade do problema.

palestra_franco_texto_300Após abordar o tema complicado, Gibran passou o microfone para a grande atração da tarde. Franco Neto cativou a garotada. Um dos primeiros brasileiros a fazer sucesso no vôlei de praia, ele contou passo a passo sua brilhante carreira no esporte. “Foi um prazer. Conheci esse projeto agora e fiquei encantado. Espero ter a oportunidade de participar mais vezes”, disse o atleta.

A diretora da escola, Danielle Raphaella, ressaltou a importância do Memória Olímpica Social para os alunos.

“Acho que quando as crianças veem um profissional de sucesso, seja em qualquer área, elas tomam aquilo como um grande exemplo e passam a acreditar que o sucesso delas é alcançável.”

Para o aluno Matheus Celino, de 15 anos, a experiência foi única. “Uma honra ter participado. É um grande aprendizado que a gente vai levar para sempre. Para mim, a melhor parte foi quando o Franco falou da história dele. É um exemplo para todos nós.”

No final da atividade, as crianças se divertiram batendo uma bolinha com Franco na quadra da escola. Como sempre o M.O. Social terminou com muita farra, “para a nossa alegria”!

cumprimentando_a_galera_texto_600
Franco se despede da galera: um dia inesquecível para os alunos

 


Fatal error: Call to a member function getLink() on a non-object in /home/storage/a/b4/92/memoriaolimpicabrasi/public_html/incs/coluna_direita_entrevistas.codigo.php on line 29